sexta-feira, 15 de outubro de 2010

5 - Geraldes Espião em África

Geraldo O sem Pavor era temido, depois de ser posto em liberdade juntamente com D.Afonso Henriques, depois da trágica Batalha de Badajoz, com perda quase total das conquistas efectuadas, excepto o castelo de Juromenha que foi o único que restou.

Consta que por volta de 1173 ou1174, Geraldo apareceu em Sevilha bandeando com os mouros de quem se tornou amigo, talvez pela simples razão de ser muito temido e como tal mais valia tê-lo como amigo de como inimigo.

Os Mouros até o honraram levando-o até à cidade moura de Suz perto de Ceuta, na África marroquina. Consta que Geraldo terá traído a confiança dos mouros tendo tentado a fuga e por tal motivo condenado à morte.

Contudo, afirma a tradição que Geraldo com o seu espírito aventureiro deste nobre foi a Ceuta em missão de espionagem a serviço secreto de D. Afonso Henriques, que lhe havia recomendado a tomada daquela praça.

Ao fim de escasso tempo, quando a verdadeira finalidade da operação foi descoberta, Geraldo foi decapitado às mãos dos mouros para que não escapasse o inimigo tão audacioso e na posse de segredos preciosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário